Enfermeiros de Luanda anunciam greve geral para 15 de junho


Os profissionais de enfermagem da província de Luanda decidiram realizar uma greve geral, no dia 15 de junho, contra atrasos salariais e reclamando às autoridades que cumpram as suas reivindicações de 2012, anunciou hoje fonte sindical.

hospital geral de luanda

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do Sindicato de Enfermeiros, António Afonso Kileba, disse que a decisão foi hoje tomada em assembleia, reunida para analisar a situação daqueles profissionais.

Em causa estão dois meses de atraso salarial e o incumprimento de um acordo de 2012 sobre um conjunto de revindicações dos enfermeiros, do qual, até a data, apenas um ponto foi cumprido.

Segundo António Afonso Kileba, o atraso salarial regista-se no município da Samba e nos distritos urbanos de Belas e Kilamba Kiaxi.

“A plenária decidiu que a partir do dia 15 de junho, às 06:00 horas, todos os hospitais e centros de saúde dependentes da direção provincial de saúde de Luanda vão observar uma greve total no seu funcionamento”, anunciou António Afonso Kileba.

O sindicalista adiantou ainda que foram solicitados encontros com a direção provincial de saúde de Luanda, com o governador da província, mas nenhum deles aconteceu.

“A direção não diz nada e o governador também não, solicitámos um encontro com o governador, mas também não foi possível chamar-nos para um diálogo, convidamos a diretora provincial para estar presente na assembleia de hoje, mas não apareceu, logo vê-se que há uma má-fé no atendimento das questões dos profissionais”, salientou o secretário-geral do sindicato dos enfermeiros.

António Afonso Kileba lamentou que do conjunto de revindicações de 2012, sobre o qual se chegou a acordo com as autoridades, apenas um dos pontos tenha sido atendido, o relativo a pagamentos de retroativos.

“São o pagamento dos retroativos, mas ainda assim ficaram a dever dez meses nalguns casos, noutros, um ano. É essa a razão”, realçou.

Em Angola, a esmagadora maioria das consultas realizadas nas unidades de saúde de Luanda são dadas por enfermeiros, revelou por ocasião do Dia Internacional dos Enfermeiros, a chefe de departamento de inspeção do gabinete de Saúde de Luanda, Paula Silva.

A província de Luanda conta com um total de 8.700 enfermeiros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!