Elisal e outras empresas de limpeza desistem por não concordarem com o pagamento do GPL


Empresas responsáveis pela recolha do lixo na cidade de Luanda, estão a abster-se de suas obrigações, devido a falta de pagamento pelo governo angolano as mesmas e sendo que os valores fixados pelo governo para esta actividade não cobrem as suas despesas operacionais.

elisal carros de lixo

A limpeza na cidade de Luanda tem sido alvo de críticas nestes últimos meses, e a acumulação do mesmo tem causado graves danos a saúde e vida humana dos luandenses.

Um especialista de saúde avisa que isto poderá influenciar o aumento de doenças, principalmente no início da época chuvosa. Maurílio Luyela, médico de clínica geral, acusa o governo provincial de Luanda de não escolher as prioridades certas para os seus investimentos.

A falta de gestão na recolha do lixo em Luanda, foi reconhecida recentemente pela Empresa de Limpeza e Saneamento da cidade de Luanda (ELISAL), responsável pelo novo modelo de limpeza da capital angolana, que está em vigor desde o início deste mês. Em uma nota de imprensa distribuída em Luanda, a ELISAL lamenta o furto de 20 contentores colocados pela companhia. Outros são retirados das estradas por desconhecidos, devido a falta de dinheiro para cobrirem suas despesas operacionais.

O Ministério das Finanças disponibiliza, para a limpeza de toda a província, cerca de 10 milhões de dólares por mês, equivalente a um terço do montante atribuído há cerca de quatro anos, mas, estes valores não tem sido suficiente para as empresas de recolha de lixo.

 

 

 

Fonte: VOA


Gostou? Partilhe com os teus amigos!