Agentes sanitários formados pela primeira vez na área do processo funerário em Luanda


Cerca de 50 técnicos sanitários das províncias de Luanda e Bengo estão a receber formação na área do processo funerário, a primeira organizada pelas autoridades angolanas para melhorar esses serviços, noticiou a agência Angop.

processo funerário1

Segundo uma fonte da Direção Provincial da Saúde de Luanda, os agentes sanitários vão aprender a identificar causas de mortes extra-hospitalares, normas e procedimentos de aberturas e encerramentos de urnas, exumações e incinerações.

Os técnicos vão igualmente aprender como preencher corretamente as certidões de óbitos, como trasladar cadáveres e a importância da biossegurança no processo funerário.

Os serviços funerários para as duas províncias são assegurados atualmente por um coordenador, três agentes de fiscalização sanitária provincial e 11 agentes municipais, colocados nas divisões da Polícia Nacional.

A fonte citada referiu que para a melhoria desses serviços é necessário a padronização e procedimento do processo funerário, bem como a capacitação dos técnicos já existentes e a cobertura das áreas em falta.

O processo funerário tem como atividades a verificação de óbitos, regulação dos enterros, exumações, abertura e transladação de cadáveres e visitas regulares às morgues e cemitérios.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *