Cinco maneiras de cuidar do coração


Cuide da alimentação

Segundo o médico Sérgio Timerman, do Incor-SP, o ideal é fazer refeições leves e balanceadas, evitando excesso de gordura, sal e exagero no consumo de álcool. Grandes doses de álcool por tempo prolongado provocam lesões no coração, causando arritmias e outros problemas

Na dúvida, invista na alimentação saudável Foto: Arquivo

Pratique exercícios físicos

Pelo menos três vezes por semana faça alguma coisa: o sedentarismo é um dos grandes vilões dos problemas cardíacos. Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 30 mil mulheres do país nascidas nas décadas de 20, 40 e 70 constatou que a falta de exercício é o maior fator de risco para doenças cardíacas em mulheres acima.

Exercícios são o melhor remédio para proteger o coração Foto: Márcia Foletto

Mantenha o controle emocional

Associado a outros fatores de risco, o estresse pode aumentar a probabilidade de doença coronariana. Um dos mais completos estudos já realizados sobre o tema, feito pela Universidade McMaster, no Canadá, avaliou 24 mil voluntários em 52 países e revelou que a prevalência de estresse crônico é maior entre vítimas de infarto.

Estresse crônico é maior em vítimas de infarto Foto: Latinstock
Foto: Latinstock

Faça exames periódicos

Para quem tem histórico familiar de doenças cardiovasculares, exames e testes periódicos são recomendados para acompanhamento da saúde do coração. Já há aparelhos de monitoramento da coagulação que permitem o uso pelo próprio paciente em casa, segundo Timerman.

Exames periódicos e monitoramento são fundamentais para quem tem histórico familiar da doença Foto: Arquivo

Fique atento aos sintomas

Ao sentir dor no peito ou mal estar,  procure um hospital. Pessoas fumantes, com sobrepeso, ritmo de vida estressante, sedentárias ou que sofrem de hipertensão e diabetes devem ficar ainda mais atentas.

Atenção aos sintomas e medicamento correto podem evitar mortes Foto: Arquivo

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *